BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

#108 The Cure, "Wish"


Comprei esse disco com muita expectativa. Estava começando a descobrir o The Cure, apresentado a mim por um amigo músico. Naquela época, só conhecia alguns clássicos antigos. Quando procurei algum disco do Cure pra comprar, só via o Wish vendendo. Tinha sido avaliado com algumas ressalvas pela crítica, mas estava vendendo muito bem mundo afora. Resolvi pagar pra ver.

Costumo dizer que apreciar um disco do The Cure não é uma tarefa trivial. Quem compra achando que vai achar variações de "Boys don't cry" com certeza quebra a cara. Suas músicas costumam ser profundas, intimistas, muitas vezes melancólicas. "Wish" não é nada diferente disso. Talvez por isso eu ache que não conheço suficientemente bem nenhum disco deles.

No caso do Wish, escutei o disco inteiro algumas vezes, e acabei me apegando a um conjuntinho de músicas. De cara, o primeiro single: "High", que me passa uma sensação de esperança que eu não sei explicar. A letra deixa mais claro: é de um romantismo doce e acessível, e ao mesmo tempo beirando a utopia (por mais paradoxal que isso possa parecer). Depois, a genial "Friday I'm in love", do tipo que parece tão óbvia e original ao mesmo tempo a ponto de você pensar : "como é que ninguém tinha escrito algo assim antes?". Na época, um enorme sucesso por aqui e no exterior, e ainda muito lembrada pelos DJs mais alternativos. Além delas, gostei muito da melancolia de "Doing the unstuck" e "Letter to Elise". Aí confesso que parei nessas e nem ouvi mais as outras músicas.

A música que mais ouvi neste disco
Alguma dúvida de que foi "Friday I'm in love" ?

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
O site threadless.com tem uma camisa que representa graficamente boa parte da letra de "Friday I'm in love" (aqui). Descobri tem algum tempo, estava esgotada. Agora no fim de 2010 reeditaram a camisa e eu fiz o pedido. Tomara que chegue (nenhuma notícia ainda)!

Um pedacinho do disco:


1 comentários:

Surfista disse...

Além de uma música muito legal, "Friday I'm in Love" me ajudou a diferenciar as pronúncias de Tuesday e Thursday. Thanks Robert Smith!